Lixo comum hospitalar: Saiba a importância da coleta desses resíduos
Trabalha em algum hospital e procura uma empresa para coletar o lixo comum hospitalar? Então saiba que a Recol Ambiental pode te ajudar. A empresa trabalha no segmento há anos e traz soluções inteligentes para coletar esses itens com todo cuidado.
Os resíduos hospitalares são aqueles produzidos por todos os tipos de estabelecimentos de saúde, como hospitais, consultórios médicos, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias, postos de saúde, entre outros. Locais estes que produzem resíduos que apresentam risco de contaminação para humanos, animais ou ao meio ambiente.
No entanto, diferentemente do lixo infectado, o lixo comum hospitalar contém resíduos que não são perigosos, podendo ser sobras de alimentos, embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros, entre outros objetos.
Porém, mesmo não sendo infectante, é preciso que os hospitais tenham o mesmo cuidado e realizem a coleta correta.
Para isso, basta contar com a ajuda de empresas especializadas no segmento, assim como a Recol Ambiental.
O que é lixo hospitalar?
O lixo hospitalar, são resíduos vindos de algum ambiente hospitalar, seja o local que cuida da saúde humana ou mesmo de animais, como hospitais veterinários.
Esses lixos podem ser perigosos pois alguns contém materiais contaminados com sangue ou patógenos. E dentre os lixos contaminados, podemos dar como exemplo às peças anatômicas, seringas, algodão, luvas, entre outros itens.
Os lixos hospitalares também podem ser categorizados da seguinte maneira:
- A - Resíduos possibilidade de presença de agentes biológicos que podem apresentar risco de infecções;
- B - Resíduos com substâncias químicas que apresentam risco à saúde e ao meio ambiente;
- C - Rejeitos radioativos;
- D - Lixos comuns que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico;
- E - Materiais perfurocortantes ou escarificantes, como agulhas, seringas, equipamentos e outros.
Portanto o descarte, transporte e destinação desses resíduos devem ser realizados de maneira correta e sem nenhum erro.
Como fazer o descarte correto do lixo comum?
Como vimos, há uma diferença entre lixo comum e infectante, e é importante ressaltar que, por serem diferentes, a coleta, o transporte e o descarte também devem ser feitos de maneira única.
Em relação ao descarte dos lixos comuns, eles devem ser colocados em sacos pretos normais e identificados com etiqueta de resíduo comum, assim os coletores saberão do que se trata.
Agora, quando o lixo comum tiver a presença de vidro quebrado ou algum outro material perfurante e não contaminado, ele precisa ser descartado em caixas de papelão, embrulhado em um jornal e embalado em um saco reforçado.
Além disso, para reforçar ainda mais a segurança, recomenda-se colar uma etiqueta para alertar os coletores que ali dentro existe lixo cortante, mas não infectante.
Quais os benefícios da coleta de lixo hospitalar?
Após compreender o que é coleta de lixo hospitalar, entender sua importância e como é feito, é preciso que conheça também os principais benefícios do serviço para as unidades de saúde.
Dentre os benefícios, estão:
- Segurança;
- Prevenção de incidentes e riscos de contaminação;
- Redução de custos com transporte;
- Otimização do processo de gestão de resíduos;
- Limpeza e higienização correta do local;
- Entre outros.
Procurando por uma empresa de coleta de lixo comum hospitalar?
Para realizar a coleta e o transporte adequado dos resíduos hospitalares, você pode contar com a ajuda da Recol Ambiental, uma empresa que traz soluções inteligentes visando pleitear e suprir as necessidades do mercado.
A Recol atua no mercado há anos e tem como principal objetivo ser referência no tratamento de resíduos na região, colaborando com o meio ambiente e gerando sustentabilidade com responsabilidade.
Para que isso seja possível, a empresa conta com a ajuda dos melhores profissionais, capazes de oferecer soluções únicas e responsáveis.
Portanto, não perca mais tempo. Ligue agora mesmo e tire suas dúvidas!